top of page
Buscar
  • fastpassidiomas

Como melhorar seu listening em inglês

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Se você já estudou inglês alguma vez, talvez já tenha se deparado com a cena de fazer exercícios de listening e tido a sensação de não ter entendido nada.


Seja qual for o nível de inglês, um dos grandes desafios é desenvolver a competência auditiva. Conseguir entender sem legenda, acompanhar um podcast ou mesmo audiolivro sem dificuldade, captar as informações de uma conversa sem grandes dificuldades.


Sonho???


Nada disso. Prática. E nesse artigo trouxe três atividades que você pode incluir no seu dia a dia para exercitar os músculos auditivos e ficar craque na habilidade de listening!



1 – Assista a filmes e séries





Uma das formas de melhorar seu listening é assistindo a filmes e séries. Você pode começar assistindo com legendas em português e quando se sentir mais confiante mudar para legendas em inglês.


Por fim, conforme for ficando cada vez melhor, você pode desativar as legendas completamente. Neste momento, claro que aparecerão algumas palavras ou expressões que você possa não entender, mas não se preocupe, sempre se permita pesquisar ou ativar as legendas novamente.


2 – Assista vídeos de outras redes sociais





Outro modo de melhorar seu listening (e essa dica vai também para aqueles que não gostam de filmes e séries) é assistindo vídeos de redes sociais. O Youtube, por exemplo, é um dos meios mais fáceis para assistir vídeos e, em muitos deles, é possível a ativação de legendas.


Outro app em alta que pode te ajudar é o TikTok ! Já conhece? Se sim, aposto que já se deparou com vídeos em inglês enquanto passava pela sua for you page.


Quanto mais vídeos em inglês você assistir, mais deles encontrará! Vale lembrar que muitos vídeos do TikTok são legendados também pelo próprio criador.


Então, é uma boa ideia visitar as redes vizinhas e aprender um pouquinho com elas.


3 - Ouça músicas





Esta dica é bem antiga, mas vale ressaltar: ao ouvir música você pode melhorar seu listening, além de aprender a pronúncia. Vale tentar entender o significado e traduzir também!


Como ajuda, você pode assistir a vídeos com a letra da música no Youtube e tentar cantar junto ou usar sites para te ajudar com isso.


Uma boa ferramenta é o Lyrics Training, que propõe que você ouça as músicas e complete a letra, como em um minigame.


Que outras técnicas, ferramentas ou estratégias você já utiliza para praticar a compreensão auditiva em inglês e ficar com o listening afiado?




70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page